Imagem do curso Linguagens e sociedade
LETRAS PORTUGUÊS

Disciplina LINGUAGENS E SOCIEDADE para o Programa de Qualificação Docente.

A temática da disciplina são as relações entre língua e sociedade, em que se estudam variação e norma linguística e sua tipologia, e suas implicações para o ensino de língua portuguesa na escola.

Imagem do curso Texto Literário e Leitor
LETRAS PORTUGUÊS

No componente curricular "Texto Literário e Leitor" serão estudados conceitos e desenvolvidas práticas envolvendo metodologias voltadas à  leitura e à análise do texto literário no contexto escolar. Tendo isso em vista, na unidade 1, estudaremos os conceitos  de texto e texto literário, partindo de uma reflexão prévia sobre as definições correntes de literatura e as diferenças fundamentais entre o texto literário e o texto não literário, tomando como referencial, dentre outros pressupostos, a teoria das funções da linguagem de R. Jakobson. Também nesta unidade, a discussão se estenderá à teoria da recepção literária, abrangendo conceitos de leitura e a problemática da interação entre texto e leitor. Já na unidade 2, o foco se deslocará para a prática da leitura e da abordagem do texto literário no ensino básico. Para tanto, tomaremos como objeto uma abordagem literária  do clássico infantojuvenil Narizinho Arrebitado, de Monteiro Lobato. Em linhas gerais, com base nos conceitos estudados nessa segunda unidade, serão analisados os elementos fundamentais da narrativa literária. Além disso, tomando como objeto um estudo do livro Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles, refletiremos sobre a prática da leitura e da análise de poemas em sala de aula. Por fim, na unidade 3, procederemos a uma revisão geral dos conceitos abordados, tendo em vista a consolidação do entendimento sobre a interação dinâmica entre texto literário e leitor, e suas implicações na educação. Seguem os tópicos do nosso conteúdo programático.