Course image Sociologia da Educação
CIÊNCIAS SOCIAIS

EMENTA

Durkheim, sociologia e educação. O surgimento do campo da sociologia da educação. O paradigma da reprodução: educação e classe social.

OBJETIVOS

2.1. Gerais

Possibilitar o acompanhamento do itinerário dos estudos sociológicos da educação, a compreensão de suas principais orientações teóricas e as suas contribuições para o entendimento e diagnóstico dos fenômenos educativos no mundo contemporâneo.

2.2. Específicos

2.2.1. Identificar as dimensões políticas, históricas e sociológicas que caracterizaram a emergência dos modernos sistemas escolares.

2.2.2. Apresentar as principais contribuições de David E. Durkheim e Karl Marx para a sociologia da educação.

2.2.3. Circunscrever os fatores históricos e os principais pressupostos teóricos que caracterizaram a emergência da sociologia da educação funcionalista e do paradigma da reprodução.

2.2.4. Perceber a relação entre capital cultural, classe social e educação a partir dos trabalhos de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron.

2.2.5. Demonstrar a relação entre educação, conhecimento, classes sociais e ideologia nas abordagens de Louis Althusser, Michael Apple e Bernard Charlot.

2.2.6. Compreender os pressupostos sociológicos, históricos e filosóficos da pedagogia do oprimido de Paulo Freire e sua crítica à educação bancária.

2.2.7. Acompanhar as pautas, postulações e contribuições do programa da Nova Sociologia da Educação (NSE).

2.2.8. Disposicionalismo e Educação: a contribuição de Bernard Lahire e Bernard Charlot à sociologia da educação contemporânea.

2.2.9. Perceber o desenvolvimento da Sociologia do currículo dentro do contexto do desenvolvimento do campo da sociologia da educação e suas contribuições para pensar a relação entre educação, cultura e desigualdades sociais.

2.2.10. Identificar as relações entre trabalho e educação no cenário pós “quarta revolução industrial”.